sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vigorexia


Vigorexia ou Síndrome de Adônis (o deus grego da beleza física, daí o nome) é um termo para designar o transtorno obsessivo compulsivo pelo corpo perfeito - Transtorno Dismórfico Muscular, relacionado ao abuso de esteróides anabolizantes.  Indivíduos acometidos se descrevem como fracos e pequenos, quando apresentam musculatura desenvolvida em níveis acima da média. Geralmente acomete indivíduos do sexo masculino, não significando que não haja mulheres que sofram desse problema. E predomina entre praticantes de musculação e fisiculturismo, ainda que não se encontre um fisiculturista vigoréxico. Até por estar presente entre os praticantes de exercícios físicos em ambientes de academia é que se torna pertinente a discussão sobre o problema. 
A imposição por um padrão de beleza imposto muitas vezes pela mídia no qual o corpo toma uma forma torneada com delimitação bem demarcada dos músculos gera uma expectativa doentia em muitas pessoas. Esse é o ideal de perfeição a ser imitado, resultando geralmente em desequilíbrios.
Assim como mulheres que sofrem de anorexia, esses homens possuem além do distúrbio de imagem, mudanças nas relações sociais e alterações alimentares.
A dieta inadequada (rica em carboidratos e proteínas) e o consumo exacerbado de suplementos protéicos podem ocasionar muitos transtornos metabólicos aos indivíduos com Vigorexia, afetando especialmente os rins, a taxa de glicemia e o colesterol do indivíduo (Alonso, 2006).
A atividade física quando realizada de maneira errônea, com objetivos estéticos e competitivos pode levar seus praticantes à Vigorexia e comprometer seu desenvolvimento físico, comportamental e social.
Não há descrição do tratamento para Vigorexia ou Síndrome de Adônis ou ainda Transtorno Dismórfico Muscular, contudo de acordo com quadros correlatos o auxílio consiste na psicoterapia multidisciplinar com os profissionais da nutrição, psicólogo e psiquiatra. E caso o indivíduo faça uso de esteróides anabolizantes a interrupção deve ser sugerida imediatamente.
A atividade física é importante para atingir qualidade de vida, deve ser praticada com orientação profissional e objetivando principalmente a saúde. É importante lembrar que há também ótimos educadores físicos nas academias, comprometidos com seu trabalho e colocando todo o seu conhecimento técnico em favor dos alunos e desportistas, complementando muitas vezes o trabalho de outros profissionais como médicos, nutricionistas e terapeutas.
Fonte: 
FIEP (Federation Internationale d'Education Physique) BULLETIN, ISSN-0256-6419 - www.fiepbulletin-net "Muito prazer, Vigorexia! O fenômeno corpo-imagem na sociedade contemporânea.
CPS - Caderno de Pesquisa em Saúde - Vol. 1 no. 2 2007 Suplemento

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte Vol.2 no.1 São Paulo jun 2008
Vigorexia: revisão dos aspectos atuais deste distúrbio de imagem corporal

Nenhum comentário:

Postar um comentário