terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Controle no Diabete Mellitus

O diabete é uma doença que afeta um número bastante preocupante no Brasil e no mundo nos dias de hoje. Especialmente o diabete do tipo 2 (DM 2), embora com maior fator hereditário do que o do tipo 1, está muito relacionado a obesidade e o sedentarismo, o que justifica cuidar da dieta e praticar atividade física. Ocorre devido uma disfunção pancreática onde há uma produção deficiente de insulina (responsável por apanhar a glicose=açúcar do sangue e levar para os tecidos), ou ainda quando se instala o quadro de resistência à insulina, no qual ocorre a incapacidade de absorção de insulina pelas células musculares e adiposas – a chamada resistência insulínica.

O diabete não tem cura, é uma doença crônica, mas tem controle e este faz toda a diferença na vida do diabético. Essa doença quando mal controlada ao longo do tempo leva a alterações no sistema nervoso, pele, unhas malformadas, no sistema vascular, fazendo com que o paciente tenha pé ressecado, redução de sensibilidade, podendo levar à amputação dos membros inferiores. Motivo de preocupação entre a classe médica, pois o número de amputações pelo diabete está muito elevado, a doença é responsável por cerca de 45 mil amputados de pernas e coxas por ano.
Por tudo isso e por uma melhora na qualidade de vida do paciente é que se dá a importância de se realizar acompanhamento especializado. E por parte dos profissionais da saúde buscar se manter informado e atualizado sobre o tema com o intuito de auxiliar a sociedade e vencer esse entrave à saúde do portador da doença. Aqui cabe mencionar a feliz iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) em criar um manual voltado para os profissionais de saúde que não sejam especialistas em diabete. O intuito do feito é treinar clínicos e médicos de Saúde da Família (SUS) para que identifiquem os sinais da doença e assim reduzir à metade os casos de amputação.
A mim cabe cumprimentar esses competentes profissionais por tal iniciativa, nós profissionais da área da saúde agradecemos e estou certa de que a sociedade também.

Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.   Manual Sobre Complicação do Diabete Busca Evitar Milhares de Amputações - O Estado de São Paulo - A10 (09.01.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário